top of page
  • Whatsapp
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Twitter

Espaço Força e Luz promove circuito de oficinas a partir da exposição “Véus de Aço”, do artista Tuli Serpa.

Atualizado: 8 de out. de 2024

Como parte da exposição “Véus de Aço”, do artista Tuli Serpa, o Espaço Força e Luz promove nos dias 12, 18 e 19 de outubro, diferentes atividades gratuitas, ministradas pelo artista e pela dançarina, coreógrafa e professora Janaína Ferrari. 

No dia 12 de outubro, ocorre duas sessões da Oficina Olhar em Movimento, ministrada por Tuli Serpa, que convida crianças e seus familiares a participarem de uma experiência de criação e descoberta. A oficina propõe uma jornada que começa com a observação das repetições nas ruas e se transforma em expressão artística. Ela irá trabalhar o ato de observar novas maneiras de ver e interpretar o ambiente ao seu redor. A primeira sessão começa às 10h e termina ao meio-dia, e a segunda sessão começará às 14h e terminará às 16h. 

No dia 18 de outubro, irá ocorrer a atividade Corpo e Imagem, ministrada por Janaína Ferrari, que consiste em uma oficina de dança a partir da investigação física e da ação, experimentando também um diálogo com a arquitetura, a geografia e a percepção do espaço expositivo. A oficina é planejada para maiores de 18 anos, e acontecerá das 14h às 18h. 

E no dia 19 de outubro, teremos uma mediação guiada pela exposição “Véus de Aço” com o artista. A mediação acontecerá às 14h, e terá interpretação em libras

Todas as atividades são gratuitas, e os formulários de inscrição estão disponíveis no Instagram do Espaço: @eflcultural. 

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

     "Motos, ocultas sob tecidos que as envolvem, parecem repousar em um sono profundo. A repetição desse cenário evoca uma quietude latente, onde a cobertura atua como um sudário, escondendo a vitalidade e transformando a potência em silêncio.". É assim que o artista Tuli Serpa relata as ideias por trás da exposição "Véus de Aço". 

     Utilizando de alegorias para representar o conceito de tanatose, que é a capacidade que certos animais têm de se fingir de mortos, o artista cria instalações em grande escala usando motos como seu objeto de trabalho. As motocicletas, antes pulsantes, velozes, agora se mostram quietas e inertes. 

    Através dessa subversão do "ser" moto, com suas estruturas inertes envolvidas por diferentes panos, Serpa nos leva a refletir sobre nossa própria inércia e mortalidade.  

    A exposição, localizada no primeiro andar do Espaço Força e Luz, na Galeria O Arquipélago, conta com diversas instalações em grande escala, incluindo motos reais e obras imersivas. Ela é a primeira individual do artista. 

 

 

SOBRE TULI SERPA 

Tuli Serpa é artista visual, produtor de arte e coordenador de palco com mais de dez anos de experiência na produção cultural. Ao longo de sua carreira, atuou em diversos festivais de música e artes cênicas nacionais e internacionais. Nos últimos anos, tem se dedicado ao audiovisual, atuando no departamento de arte e assinando os cenários de três longas-metragens nacionais, além de dezenas de comerciais publicitários. Em sua pesquisa dialoga com signos urbanos, ruídos, contrastes e materialidades, investigando as tensões entre o ambiente urbano e o poético 

 

OFICINAS 

 

Olhar em Movimento, para Crianças e Responsáveis 

Dia 12/10 

Crianças de 07 a 11 anos | acompanhadas de pais, mães ou responsáveis 

02 Sessões | 10:00 às 12:00 | 14:00 às 16:00 

05 crianças + responsáveis por sessão 

 

Corpo e Imagem, guiada por Janaína Ferrari 

Dia 18/10 

A partir dos 18 anos 

14:00 às 18:00 

 

Mediação guiada com artista 

Dia 19/10 14:00 Com interpretação em libras 

 

Para mais informações: 

 



 
 

Comments


mantenedoras

Assinatura_CSN+CEEE_COR-01-01.png
transmissao_endos_pos_CMYK-01.png
bottom of page