top of page

Exposição | @ktrinafuracona

A partir do dia 04 de julho, às 18h, o Espaço Força e Luz recebe a artista Catarina Dias em sua primeira exposição individual, @ktrinafuracona, contemplada pelo Edital Força e Luz – Energia Cultural 01/2022. Com curadoria de Marina Feldens, a mostra brinca com objetos comuns na construção de gambiarras poéticas em forma de instalações, fotoperformances e colagens digitais, se apropriando da precariedade a seu favor.


O user da artista no Instagram (uma de suas principais plataformas de trabalho) dá nome à exposição, que traz obras biográficas, criadas a partir de seus afetos e respeito a trajetória de sua família. Através de referências cotidianas do imaginário popular brasileiro, Catarina ressalta a importância de refletirmos e questionarmos as viabilidades no campo artístico e a necessidade de abrir espaços institucionais para a formação de lugares seguros às múltiplas histórias.

A exposição ainda conta com a coordenação pedagógica do artista multimídia e educador Gabi Faryas, promovendo oficinas e atividades diversas ao longo de sua duração.


AÇÕES EDUCATIVAS:

08/07: Mediação com a artista

A visita mediada será aberta ao público e irá se debruçar sobre eixos curatoriais, poéticos e educativos desenvolvidos para a mostra.

15/07: Oficina Lambendo Deboches

Propõe a criação de lambes, a serem espalhados pelo centro da cidade. Cada participante será convidada a escrever frases irônicas e abertas à interpretação acerca de processos íntimos e sociais que estejamos passando. Essas ironias serão decupadas e irão compor os lambes a serem compartilhados tanto no dia da oficina quanto após a ela, a desejo das participantes.

21/07: Corpo-urbano: oficina de fotoperformance

Deseja-se criar com as participantes fotoperformances - em meio urbano e fechado - que monumentalize seus corpos, propondo com isso uma gama de dimensões: a reflexão acerca de seus corpos políticos, a elaboração de momentos que não sejam aqueles estáticos que geralmente empoderam homens cis brancos mortos e sim que coloque corpos não hegemônicos e vivos em cena.

29/07: Visita mediada: O sistema da arte é um jogo de sorte ou azar?

Visita mediada inspirada no popular e ilegal Jogo do Bicho.

SOBRE A ARTISTA

Catarina Dias, nascida em São Paulo (1996), reside e trabalha atualmente em Porto Alegre. Atua como artista independente há 6 anos. Começou sua jornada fazendo cursos de teatro e dança como o curso Teatro de Fato em Guaíba, participou de grupos em Porto Alegre como Levanta Favela, Beckett-We e residências de danças contemporâneas do POA em cena. Hoje, seu trabalho é voltado às artes visuais, desenvolvendo sua pesquisa através da fotografia, instalação, cerâmica e performance. Sua poética dialoga sobre o imaginário brasileiro e a cultura popular, partindo da criação artística através da precariedade e as maneiras de trazer sensibilidade às coisas cotidianas.


SERVIÇO

Exposição @ktrinafuracona

Abertura: 04 de julho, às 18h

Período de visitação: 05 de julho a 19 de agosto

Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 18h

Local: Galeria O Arquipélago, 1° andar do Espaço Força e Luz, Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page