top of page

Laboratório de Práticas Artísticas: Processos Tecnológicos em Amuletos


O Espaço Força e Luz convida o público a participar do Laboratório de Práticas Artísticas: Processos Tecnológicos em Amuletos. Através do diálogo entre Catarina Dias e Henrique Fagundes, a ótica do amuleto é o elo sensível onde suas produções artísticas se encontram, pensando a materialidade de um objeto que confere proteção a quem usa. A partir de simbologias cotidianas e ancestralidades, o laboratório instiga acessar lugares sensíveis e propõe a ressignificação de objetos de cunho familiar, corporificando-os em formas materiais e digitais. Concomitantemente, ativará reflexões sobre o que nos representa cuidado e sorte, artefatos e gambiarras de criação e sobrevivência. Ao decorrer de três encontros, ocorrerão dinâmicas de investigação afetiva e experimental em arte e ao final do laboratório, será proposto a organização de uma expografia coletiva. 


SOBRE OS ARTISTAS 


Catarina Dias, 

nascida em São Paulo (1996), reside e trabalha atualmente em Porto Alegre e atua como artista independente há 6 anos. Começou sua jornada fazendo cursos de teatro e dança como o curso Teatro de Fato em Guaíba, participou de grupos em Porto Alegre como Levanta Favela, Beckett-We e residências de danças contemporâneas do POA em cena. Hoje, seu trabalho é voltado às artes visuais, desenvolvendo sua pesquisa através da fotografia, instalação, cerâmica e performance. Sua poética dialoga sobre o imaginário brasileiro e a cultura popular, partindo da criação artística através da precariedade e as maneiras de trazer sensibilidade às coisas cotidianas. 


Henrique Fagundes 

é artista multimídia e arte-educador. Em suas investigações e ações educacionais, pensa novas mídias como ferramentas políticas que impulsionam novas narrativas e contextos. Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, pesquisa Realidade Virtual e Aumentada, explorando-as como expressões de autoficção, memória e espaços afetivos. Entre suas principais exposições estão a coletiva “Crash” na Zipper Galeria e a individual “Funk Ficção” em Salamanca, Espanha. Foi contemplado pelo 10º Prêmio Marcantonio Vilaça, passando a integrar o acervo da Casa de Cultura Mário Quintana. 


Laboratório 

  • Laboratório de Práticas Artísticas: Processos Tecnológicos em Amuletos 

  • Encontros:  

  • 27/11: Sala O Retrato, das 14h às 16h 

  • 28/11: Sala Avião Vermelho, das 14h às 16h 

  • 05/12: Sala O Retrato, das 14 às 16h 

  • Local: Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico de Porto Alegre/RS)  

  • Telefone: +55 51 3228-6012 

  • Inscrições: https://forms.office.com/r/181jHxutrH

0 comentário

Comments


bottom of page