*Entrada gratuita
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro (23/04), o Espaço Força e Luz convida o público, no dia 15 de abril, às 15h, a participar do Seminário de Livro de Artista e Publicações Independentes, a ser mediado pelos artistas Gabz 404, Infraordinaries, Revista Fracasso e Glaucis de Morais. Com direito a certificado, o evento pretende apresentar o processo poético no qual o livro é entendido enquanto produção em arte. Ao final da conversa, as publicações dos convidados serão disponibilizadas para aquisição.
Podendo ser, por si mesmo, uma obra de arte, o livro de artista é um objeto de experimentação que extrapola conceitos e abrange diferentes discursos e poéticas. Em busca de novos formatos e processos, o livro, diferente do que se possa imaginar, não é simplesmente autobiográfico, reproduzindo trabalhos prévios do artista, mas pode ser visto como uma arte de ação, em que ele mesmo é centro. A partir das publicações das pessoas convidadas, como “história natural e sobrenatural da vassoura”, de Glaucis de Morais, e “Ocupação Jardim”, do grupo Infraordinaries, o público desvenda as diversas possibilidades de livros de artistas e repensa seus inúmeros formatos, juntamente com seus autores/artistas.
PARTICIPANTES: Gabz 404
Artista visual e pesquisador, atua na construção imagética utilizando principalmente fotografia, vídeo e inteligência artificial com foco nas áreas artística e documental. De forma autônoma, pesquisa como as dissidências de gênero desafiam e desestabilizam o status quo. Está em cartaz no Espaço Força e Luz com a exposição “ser trans: des/identidades e impermanência”. Infraordinaries Infraordinaries é um grupo de pesquisa poética que investiga o cotidiano e as naturezas nas bordas do ordinário urbano. Suas investigações geraram o livro “Como desenhar pedras”, de Mariana Silva da Silva, e a publicação “Ocupação Jardim”, em conjunto com Bruno de Andrade e Lai Borges. Revista Fracasso A Revista Fracasso é uma revista de arte independente, vencedora do XV Prêmio Açorianos de Artes Visuais na categoria Destaque Publicação On-line (2022). A partir de uma ampla diversidade de olhares e poéticas, são trazidas questões do cotidiano, dificuldades, dúvidas e outras reflexões sobre o campo da arte.
Glaucis de Morais
Mestre em Artes Visuais, e em Recherche en Arts Plastiques, mention Art Contemporain et Nouveaux Médias e doutora em Poéticas Visuais, Glaucis foi professora na Universidade Feevale e na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), além de participar de exposições de artes visuais e mostras de vídeo, desde 1994. Tem experiência na área de artes visuais com ênfase em artes digitais, fotografia, gravura, performance e vídeo arte.
Comments