top of page
Âncora 1
FFL_Assinatura_EFL_UmaLinha_FundoCinza_Alta.png

Nossa vontade,  enquanto espaço, é aproximar as pessoas das pluralidades culturais. Através do carinho e do cuidado com que pensamos nossas ações, buscamos concretizar o intuito de oferecer à comunidade um ambiente de ampliação do acesso ao conhecimento. Nessa corrente, trabalhamos para a transformação individual e coletiva. 

 

Iniciamos, em dezembro de 2020, a missão de dar continuidade à administração dos acervos e às atividades do antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - CCCEV, que atuou por 18 anos na área cultural. É uma grande responsabilidade levar adiante este precioso legado.

Por isso, além de seguirmos orgulhosamente abrigando verdadeiros tesouros da memória nacional: o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul e o Memorial Erico Verissimo - estamos focados em oferecer programação cultural diversificada e de qualidade.

Seguimos proporcionando espaço para a realização de exposições de arte, espetáculos de teatro, saraus literários, seminários, oficinas, atividades culturais e espetáculos musicais e outras atividades culturais. Mas, nesta nova versão do empreendimento, buscamos participar ainda mais ativamente da economia criativa e oferecer soluções inovadoras para os desafios do Setor Cultural.

missão

Preservar o patrimônio da Fundação Força e Luz, através de ações socioeducativas que promovam o espaço cultural e seus acervos.

visão

Ser referência na preservação do patrimônio cultural e um espaço de convivência reconhecido por sua programação diversificada e de qualidade.

valores

  • Responsabilidade na preservação da memória

  • Valorização da diversidade cultural

  • Qualidade nos serviços prestados

  • Integridade na conduta

  • Persistência

20210828_175832_edited.jpg
FFL_Assinatura_MEV_FundoCinza_Alta.png

Guardando preciosos manuscritos originais e mais de 3 mil peças de acervo, o Memorial Erico Verissimo ocupa o 3º e 6º andar do Edifício Força e Luz.

 

A seção interativa, que fica no 3°, aproxima o visitante da vida e obra de Erico de forma lúdica. Ideal para o público infanto juvenil, o espaço conta com uma linha do tempo da história do autor, títulos infantis, vídeos, e muitas curiosidades sobre suas obras mais marcantes. No 6º andar, a exposição de originais estimula a pesquisa e oferece nova luz ao seu minucioso processo criativo. 

 

Disponibilizamos o agendamento de visitas mediadas, para grupos escolares, pesquisadores e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do célebre autor gaúcho. 

20220217_191725618_iOS.jpg
FFL_Assinatura_MERGS_FundoCinza_Alta.png

O Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul foi criado em 1977, sendo pioneiro no setor em todo o Brasil. Em 2002, após a inauguração do antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, passou a ocupar o 2° andar do Edifício Força e Luz.

Com a proposta de interagir com o público, ele evoluiu no conceito de explicar a história da energia elétrica. Através de experimentos interativos, os visitantes puderam aprender os princípios da energia estática, como funciona uma pilha, a dinâmica de um motor elétrico, entre outros. Seu acervo é constituído por mais de 2 mil peças tombadas como patrimônio histórico-cultural, que remontam o início da iluminação do estado e seu desenvolvimento.

Disponibilizamos o agendamento de visitas mediadas, para grupos escolares, pesquisadores e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da eletricidade no Rio Grande do Sul.

20210817_172002 (1).jpg

Equipe espaço força e luz

Verônica.jpg

Advogada, Pós-Graduada em História e Gestão de Acervos. Mestranda no Programa de Museologia e Patrimônio da UFRGS. Atua na gestão e valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, guiada pela vontade de ser verdadeiramente útil à comunidade. Acredita no respeito à individualidade e busca criar oportunidades que aproximem as pessoas dos seus sonhos e objetivos. 

verônica fernandez

Anna.jpg

Produtora cultural e pesquisadora da História da Arte. Entende a cultura como instrumento para compreensão e transformação social, mediante o questionamento e expansão do conhecimento.

anna

 mattos

Coordenadora de Execução

de Projetos e Manutenção

anna.mattos@eflcultural.org.br

Marina-Feldens_edited.jpg

Pesquisadora multidisciplinar em Artes Visuais, atua como arte-educadora, produtora cultural e curadora. Compreende o processo artístico como finalidade e a acessibilidade como construção de espaços de confiança. 

marina feldens

Gestora do  Núcleo

Educativo-Cultural

marina.feldens@eflcultural.org.br

kailã_edited_edited.jpg

Publicitária e mestra em Artes Visuais pela UFRGS. Atuou como arte-educadora e produtora. Sua pesquisa é um mergulho afetivo na interseção entre arte afro-brasileira e o digital. Acredita de todo coração na importância da educação e na missão de popularizar a arte.

Kai

Isaias

Gestora de Comunicação 

kaila.isaias@eflcultural.org.br

Marcelo.jpg

Museólogo e Especialista em Gestão de Acervos, atua com gestão do patrimônio material. Compreende o museu como um espaço que desperta o sentimento de pertencimento de cada um, e deve proporcionar experiências, aprendizados e trocas mútuas de conhecimentos, saberes e emoções. 

marcelo

scheffer

Gestor de Acervo e Patrimônio

marcelo.scheffer@eflcultural.org.br

Design sem nome (1).png

Estudante de Ciências Econômicas. Interessado no setor cultural, compreende que o impacto gerado pela cultura na economia vai além da criação de empregos, influenciando, também, na construção de pensamento crítico, na compreensão do direito à cidade, e no desenvolvimento de novas maneiras de interpretar o mundo ao nosso redor.

Renê loreno soares

Assistente Administrativo

rene.loreno@eflcultural.org.br

Crachás.ai (6).png

Escritor e revisor de texto, pesquisa em seus trabalhos a relação dos sujeitos com o desejo, a falta e a memória, além de investigar como a presença de pessoas LGBTQIAPN+ em diferentes espaços consegue tensionar as narrativas colocadas como naturais. 

alec lisboa

Estagiário do Núcleo

Educativo-cultural

alec.lisboa@eflcultural.org.br

Carla-Mussoline.jpg

Estudante de Museologia e Técnica em Eventos. Estagiária do Núcleo Patrimônio Cultural no setor de Acervo e Patrimônio, atuando na Reserva Técnica do EFL. Acredita que o acesso à cultura e ao patrimônio público deve ser difundido e fomentado alcançando as mais diversas camadas socioculturais. 

carla mussoline

Estagiária do Núcleo  de Patrimônio Cultural

carla.mussoline@eflcultural.org.br

IMG_8611.JPG

Estudante de licenciatura em História e técnico em Química. Atua na pesquisa, organização e preservação dos documentos presentes no acervo cultural do Espaço.Acredita que uma sociedade imersa em arte, cultura e fantasia pode ser mais justa, igualitária e lúcida.

Vinicius Schweitzer

Estagiário do Núcleo de Patrimônio Cultural

vinicius.schweitzer @eflcultural.org.br

endereço

Rua dos Andradas, 1223
Porto Alegre/RS
CEP 90020-009

funcionamento

Segunda a sexta-feira
10h às 19h
Sábado:

11h às 18h

TELEFONE

+55 51 3228-6012

whatsapp

+55 51 9105-8501

E-MAIL

Fique por dentro da nossa programação!

bottom of page