top of page

Conheça “Fantasmática” a exposição que questiona a influência das tecnologias no corpo humano

Selecionada pelo Edital Força e Luz - Energia Cultural 2021, “Fantasmática” é a última exposição a ocupar os salões expositivos do Espaço Força Luz, e estará aberta ao público até o dia 17 de dezembro de 2022.

Registro Lai Borges / Acervo do Espaço Força e Luz

Raul Dotto é doutor em Artes Visuais e seu trabalho possui ênfase em Arte e Tecnologia. A mostra é resultado da pesquisa do artista, que teve início em 2020, e conta com expografia de Yago Gustavo e o texto curatorial de Henrique Menezes.


Durante o isolamento na pandemia, o artista frequentemente observou sua própria imagem através das telas de computadores e celulares, neste período ele produziu 21 trabalhos que compõem “Fantasmática”. As obras problematizam a influência das tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada no processo de identidade e de autoimagem, propondo reflexões sobre os atravessamentos dos meios digitais no corpo humano.


“Uma vez que os dispositivos com sistemas interativos e inteligentes alteram nossos hábitos e sugerem novos modelos comportamentais, refletir sobre a influência das tecnologias atuais na formação da autoimagem e seu impacto na mente biológica é de suma importância.” Contextualiza o artista.


Aqui no Espaço, você encontrará instalações formadas por selfies transformadas com filtros digitais, esculturas “puffer” elaboradas em tecidos e fibras sintéticas, estruturas metálicas e materiais tecnológicos. A iluminação e a sonoridade da exposição transmitem uma sensação fantasmagórica, o que permite adentrar ainda mais a atmosfera proposta pelo artista.


A visitação pode ocorrer de forma espontânea ou por meio das visitas mediadas oferecidas todas as quintas-feiras às 16h, e nas sextas-feiras às 17h. A inscrição deve ser feita através do formulário disponível nesse link.

Público livre e entrada gratuita. Data: 08/11 a 17/12. Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. Local: Espaço Força e Luz, Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre – RS.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page