top of page

Exposição | Ocupação - (re)inventar a escola

O Espaço Força e Luz recebe, a partir do dia 29, às 18h, a exposição “OCUPAÇÂO - (re)inventar a escola”, de Juliana Veloso. A mostra, com co-curadoria do grupo de pesquisa Arteversa, é realizada através do Edital Força e Luz – Energia Cultural 01/2022 e surge da potência das vibrações e incômodos que atravessam a rotina de uma professora de artes, artista visual e pesquisadora.


Na exposição, a temática escola pública, bem como as forças que a habitam, como os corpos discentes e docentes, seus problemas e afetos, tomam protagonismo, refletindo sobre os lugares históricos de poder na arte e na educação, bem como as dificuldades de acessá-los. Propondo uma nova forma de pensar a ocupação do Espaço Força e Luz, a mostra conta com uma Sala de Aula Pública, ativada por diferentes propostas, abertas e gratuitas ao público, que acontecem ao longo do período de visitação. Ceder esse espaço para que outras pessoas possam criar, em conjunto, é o que torna a exposição uma grande ocupação, discutindo o caráter “público” da arte e da educação.

SOBRE A ARTISTA

Nascida em 1992, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Juliana é Mestra em Educação pela UFRGS (2019), na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, com graduação em Licenciatura em Artes Visuais UFRGS (2014). Atualmente, é professora de Artes nas redes municipais de Alvorada e Porto Alegre. Trabalhou no atelier particular de artes para crianças Lola-Ufus e também em escolas estaduais em Santa Catarina. Integra como pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq ArteVersa/UFRGS e como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Arte GPA/CNPq UNESC. Além de trabalhar em escolas públicas, desenvolve em atelier próprio, pesquisas sobre diferentes formas de existir e resistir neste tempo. Algumas das temáticas exploradas são: a desconstrução e ressignificação dos padrões do corpo e do gênero feminino; a relação entre corpo, gênero e sexualidade na arte e na educação; arte na escola; escola pública; metodologias desconstrutivas na arte e educação.

SERVIÇO

Exposição “OCUPAÇÃO - (re)inventar a escola”

Abertura: 29 de agosto, às 18h

Período de visitação: 30 de agosto a 14 de outubro

Horários de visitação: Segundas a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h

Local: Galeria O Arquipélago, 1° andar do Espaço Força e Luz, Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page